domingo, 20 de maio de 2012

Balneário Arroio do Silva - Santa Catarina - Brasil


O Arroio, como nós Araranguaenses carinhosamente chamamos, é uma praia que virou município. Até o ano de 1995 o Arroio ainda era distrito de Araranguá e a partir do dia 29 de setembro deste mesmo ano, foi emancipado e passou a se chamar Balneário Arroio do Silva.

O arroio é uma bela praia de mar aberto, como a maioria das praias do sul de SC e vai assim até as praias do RS. O que não deixa de ser uma praia badalada, cheia de turistas durante o verão e surfistas durante todo o ano.

No inverno não se tem muito o que fazer, acho que a prefeitura da cidade poderia investir em mais atrativos, além da Festa do Peixe que acontece todo ano no feriado de Corpus Christi. 

A maior atração da cidade acontece todos os anos no final da temporada de verão, a "Corrida de Caminhão" ou "Arrancada de Caminhão". Este evento é único no país que é realizado em uma praia. Durantes os dias da arrancada, uma quantidade enorme de caminhões entram na cidade (via Araranguá) e a população de Arroio e região se mobilizam para a festa que dura um final de semana. A cidade lucra com com o evento e o povo se diverte com corridas, shows e gastronomia.

Todos amam a corrida de caminhão, todos menos eu e minha família que perdemos uma pessoa que foi atropelada por um destes caminhões. Pois é, num destes verões em que a corrida estava sendo realizada, meus avós foram, como todos os veranistas durante o evento, caminhar na praia e conferir o movimento da galera. Foi então que, naquela época a segurança era zero, um "cavalo" de caminhão deu ré enquanto os dois estavam passando, tudo isso na beira da praia e cheio de gente circulando, meu avô chegou a perceber e puxou minha avó para perto dele, mas o caminhão pegou na perna dela, o corte foi profundo ela foi levada ao hospital e faleceu 3 dias depois de embolia pulmonar, o acidente foi só o início da coisa o que realmente matou minha avó foi a embolia causada pela falta de dreno no ferimento suturado (toda a panturrilha), resultado da saúde pública em nosso país. Isso aconteceu em 1996 e abalou toda uma família. Não tem como gostar da corrida depois de uma dessa.....


Bem, voltado a falar do Arroio, quem gosta de surf, praia com mulheres bonitas e corrida de caminhão, não deixe de visitar o Balneário Arroio do Silva, você será muito bem recebido!


(Anos 80 - eu (D), minha irmã(E) e amiguinhas(C) jogando bocha no Arroio, hoje esta região é totalmente habitada)

(Plataforma de Pesca)

(Centro da Cidade)

Dados IBGE

População 20109.586
Área da unidade territorial (Km²) *94,601
Densidade demográfica (hab/Km²)101,33
Código do Município420195


Balneário Arroio do Silva tem 16 anos e foi fundada em 29 de Setembro de 1995.
Quem nasce em Balneário Arroio do Silva é Arroionense ou Arroio-Silvense.

Bandeira da Cidade


Saiba mais no site do Município: http://www.arroiodosilva.sc.gov.br/home/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre o lugar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...